sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O TABACO E AS SUAS ORIGENS

Segundo o que se conhece o primeiro povo a fumar foram índios que viviam na América e foram avistados pela primeira vez por Colombo quando ali chegou, na época dos descobrimentos. Colombo viu indígenas inalando fumo num aparelho em forma de Y, sendo esse fumo proveniente de uma planta que eles mesmos cultivavam. Os indígenas costumavam fumar aquele tipo de cigarro em rituais de bruxaria.
Contudo, alguns historiadores referem que o tabaco terá tido origem na Ásia, por volta do século IV, bem antes de ser fumado na América. O tabaco era fumado na região da Pérsia em algo parecido com um cachimbo. Estes historiadores afirmam que o tabaco teria chegado à América levado da Ásia. Outros defendem a hipótese de que o tabaco tem uma origem africana. O povo africano usava a planta de uma forma parecida à usada nos outros continentes.
Alguns historiadores australianos afirmam que o tabaco teve origem na Oceânia. Lá a erva era fumada, mascada e usada sob a forma de pó.
Deste modo, não é possível afirmar o continente exacto onde a primeira civilização do planeta teve o primeiro contacto com o cigarro. Existem apenas várias histórias não sustentadas por provas que em cada lugar do mundo alguma civilização teve a infelicidade de começar a fumar.

Sem comentários:

Enviar um comentário