segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ALCOOLISMO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Realizou-se na passada sexta-feira, na sala de sessões da nossa escola, uma palestra no âmbito do projecto ATLANTE subordinada ao tema “Alcoolismo e Violência Doméstica”. Esta iniciativa antecipou a evocação ao Dia Nacional da Luta Anti-Alcoolismo, efeméride que em Portugal se assinala a 14 de Fevereiro de cada ano.
Esta acção, ministrada pela Dra. Nazaré Freitas, do Serviço Regional de Prevenção de Toxicodependências, teve por objectivo alertar para os perigos do alcoolismo e da correlação existente entre o consumo desta substância e a maioria dos casos de violência doméstica que ocorrem na Região. Participaram nesta acção, inserida na Campanha Regional contra a Violência Doméstica que o concelho da Ribeira Brava tem promovido durante este mês, cerca de cinquenta alunos oriundos de três turmas de sétimo e oitavo anos.
O facto de o alcoolismo não desculpabilizar actos de violência por parte de um agressor (é importante erradicar ideias preconcebidas tais como “coitado, estava bêbado, não teve culpa!”) e de que a violência doméstica é um crime público e, como tal, deve ser denunciado, foram, consideramos, as principais ilações a reter desta iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário